You are currently viewing Aprenda mais sobre as famílias olfativas das fragrâncias

Aprenda mais sobre as famílias olfativas das fragrâncias

  • Post category:Dicas Gerais

Como todas as artes, a perfumaria tem uma linguagem própria. Diante de uma ampla gama de ingredientes, matérias-primas naturais ou sintéticas, acordes e notas, os perfumistas desenvolveram uma família olfativa. 

Esses grupos facilitam a classificação das fragrâncias e permitem ordená-las de acordo com as suas características principais, sejam elas femininas, masculinas ou unissex.

Amadeirado

Como já citamos, a família olfativa de fragrâncias amadeiradas apresenta madeiras odoríferas, mas também folhas e raízes como patchuli e vetiver. As notas amadeiradas estão presentes na grande maioria das fragrâncias. 

Por muito tempo, essas composições foram consideradas bastante masculinas, mas há vários anos, as notas amadeiradas têm conquistado as mulheres ao se misturarem com facetas florais ou frutadas. 

Aromático

A família olfativa das fragrâncias aromáticas é composta de ingredientes herbais. As notas são leves e refrescantes, mas acima de tudo, muito aromáticas como o próprio nome já diz. Em geral, os ingredientes mais usados em perfumes aromáticos são a sálvia, patchuli, lavanda, cedro, âmbar, cominho, alecrim, gerânio e menta.

Chipre

Chipre é uma família olfativa que surgiu recentemente, mas hoje ocupa um lugar de destaque no mundo da perfumaria. Composta de ingredientes como musgo de carvalho, ciste-ládano e acordes de bergamota, as notas de chipre se tornaram um grande sucesso. Como as outras famílias, essas notas evoluíram e se modernizaram com novos ingredientes como o patchouli. 

Cítrico

Notas como laranja e bergamota compõem essa família olfativa cheia de vitalidade! Para personalizar esse tipo de fragrância, geralmente são usadas uma mistura de groselha azeda e patchuli, ou um limão para garantir ao perfume mais frescor.

Frescor e acidez são os denominadores comuns das fragrâncias cítricas que são compostas por óleos essenciais obtidos das raspas de frutas como limão, laranja, etc. É nesta família olfativa que encontramos as primeiras colônias usadas ​​por homens e mulheres no século 16. 

Floral

Na categoria Floral temos em destaque o lírio, frésia, gerânio ou hortênsia. Esses tipos de notas acrescentam um toque natural às fragrâncias. O Jasmim é outra nota floral que pode ser combinada com ylang ylang para garantir um aroma mais tropical. A família floral é uma das maiores e mais antigas da história da perfumaria, sendo que reúne perfumes cujo tema principal é uma flor.

Assim forma um verdadeiro bouquet floral muito apreciado, sobretudo em perfumes femininos, embora as fragrâncias masculinas também apresentam belas composições florais ao lado de ingredientes mais picantes ou aromáticos. 

Fougére

Considerada uma das principais famílias olfativas de perfumes, o nome fougére significa “samambaia” em francês. Ele remonta o começo da perfumaria masculina. Essa família olfativa energética e aromática está começando a aparecer em fragrâncias femininas com notas de musgo de carvalho, bergamota, gerânio, lavanda e fava tonka.

Frutal

As notas frutadas acrescentam mais profundidade à fragrância e se misturam facilmente com outras notas. Por exemplo, a amora oferece um aroma almiscarado ao perfume, enquanto notas como morango e maçã exalam vibrações doces e suculentas.

Oriental

Antes chamadas de âmbar, as fragrâncias orientais são compostas de notas doces e picantes, como ciste-ládano, canela, ou madeiras perfumadas e preciosas como o oud.

Elas são enriquecidas com ingredientes almiscarados, encontrados com mais frequência nas notas de fundo das fragrâncias. As notas orientais têm o poder de aumentar a duração do perfume, adicionando um traço único a qualquer fragrância.