You are currently viewing Eau de Toilette x Eau de Parfum: entenda as diferenças

Eau de Toilette x Eau de Parfum: entenda as diferenças

  • Post category:Dicas Gerais

Você já deve ter visto na perfumaria os nomes Eau de Parfum e Eau de Toilette. Mas você sabe quais são as principais características de cada um deles? Saiba que existe uma diferença muito clara que os separa, sendo que tudo se resume à concentração da essência da fragrância. 

Geralmente, uma Eau de Toilette tem de 8% a 12% de concentração. Por outro lado, a concentração da essência de Eau de Parfum está entre 12% e 18%, embora essas porcentagens possam variar. Mas, uma coisa é certa: a essência de uma fragrância Eau de Parfum será sempre mais concentrada do que de uma Eau de Toilette.

O que significa ‘concentração’? 

Bem, em poucas palavras, a concentração é a força da fragrância. Perfumes com maior concentração contêm mais óleos e menos álcool, e esse fator está vinculado à longevidade do perfume.

Isso significa que um Eau de Parfum geralmente dura muito mais do que um Eau de Toilette, com a principal diferença entre os dois sendo o nível de óleo que contêm. 

Em suma, a diferença entre eles está na intensidade da fragrância, ou nas concentrações do perfume puro. Um perfumista às vezes mistura mais de 100 ingredientes com fragrâncias diferentes. Essa “mistura” é chamada de perfume puro ou óleo de perfume.

Por que o perfume é misturado ao álcool?

Para determinar a concentração correta do perfume e garantir a segurança na pele, o perfumista normalmente usa álcool para isso, misturado com uma pequena quantidade de água.

O álcool é o meio de transporte perfeito para substâncias perfumadas. Além de facilitar a pulverização de todo o produto, o álcool evapora rapidamente e deixa os componentes aromáticos bem espalhados na pele. Além disso, o álcool tem pouco aroma próprio e proporciona um efeito refrescante.

Existe alguma diferença na fórmula de Eau de Parfum e Eau de Toilette?

Quando você vê a nomenclatura Eau de Toilette e Eau de Parfum em uma fragrância, é possível que as fórmulas sejam idênticas e, portanto, diferem apenas na concentração. Também é possível que o perfumista tenha mudado a fórmula. 

Por exemplo, o perfumista pode colocar mais ênfase no caráter leve da fragrância Eau de Toilette, enquanto na Eau de Parfum, os elementos profundos e sensuais da fragrância são mais expostos.

Conclusão

Então, a maior concentração de essência presente em um perfume Eau de Parfum significa que ele é a melhor opção na hora da compra? Não necessariamente. A fragrância é incrivelmente íntima, portanto, sua escolha depende do gosto pessoal.

Um Eau de Parfum costuma ser um pouco mais caro do que os aromas de Eau de Toilette, levando muitos consumidores a desistir da compra. No entanto, se tratando de qualidade e tempo de duração na pele, para muitos, escolher Eau de Parfum é a melhor alternativa.